05 abril 2013

RPG (Role-playing game)


Você já deve ter ouvido falar de jogos de RPG, mas geralmente quando você ouve RPG qual a primeira coisa que vem a sua cabeça??
Certo, geralmente o que me vem são jogos eletrônicos, ou seja, RPG eletrônico, online por ai vai, seria aqueles que temos que utilizar certo equipamento eletrônico, seja ele computador, videogame ou coisa do gênero. Mas você já parou para pensar que RPG pode ser um jogo sem precisar utilizar esses tipos de coisas.

Então... O que é RPG??
RPG é um jogo onde os jogadores assumem os papeis de personagens, no jogo há regras e dependendo da escolha dos jogadores vai acabar em determinada direção do jogo. OK. Esse jogo eu diria que não deveria ter no pensamento “quem vai ganhar o jogo?”, seria mais uma diversão apenas, aonde você vai ter que juntamente com outros jogadores tentar chegar ao objetivo, digamos assim.
Tudo bem. Fiz um resumo beem básico da coisa toda... uahuahau

Mas o que tu queres mostrar com RPG, Cristina??
Quero mostrar os tipos de RPG que temos. (uhuuuuul) Todo mês eu vou falar de um tipo. Até acaba os tipos que eu sei que existe.

Hoje eu vou começar com RPG de Mesa ou se preferir pode chamar de RPG tradicional.



No RPG tradicional ele é com livros, dados, lápis, papel, de mais pessoa (risos), Tem que ter um Mestre, que será o narrador da história e os outros personagens. E tipo assim, dependendo do livro que você escolher para jogar com seus amigos, já existe uma explicação nele dos materiais que você vai precisar utilizar. E eu acho que seria interessante a pessoa já saber mais ou menos da história, não da história em si, mas pelo menos o que vai ter que levar na hora que for jogar com seus amigos, porque não deve ser nada legal ter que pedir as coisas ou até mesmo ficar um “peixe fora d’agua”.
E esses livros de RPG não são tão complicados de serem encontrados em livrarias como a Saraiva, Submarino, Americanas, Livraria Cultura, você pode encontra-los de boa.
Mas então, se fores ver mais a fundo sobre RPG de mesa, vai perceber que há vários sistemas. Alguns deles seria o 3D&T, Daemon, Storyteller, D&D.
Resumo básico de cada um:
3D&T : para iniciantes, ele satiriza animes, mangás, jogos de luta.
Daemon: Ele é um sistema matemático, que visa simular a realidade dos personagens.
Storyteller: Ele é extremamente interpretativo, o principal objetivo é criar crônicas, ou seja, o cara que vai ser o narrador (Mestre) vai ter que criar as histórias com os personagens envolvidos.
D&D: Nesse os jogadores criam personagens que vão embarcar em aventuras imaginárias enfrentando monstros, reunindo tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos. 


Eu nunca, exatamente nunca, joguei RPG de mesa. Eu quero muito, jogar RPG de Mesa. Mas então... Sei que o que eu disse aqui é pouco, muito pouco, para aqueles que já conhecem o jogo, mas mesmo assim, espero que tenham gostado.
E alguém ai, já jogou ou joga RPG de Mesa?? O que acham desse jogo??


Beijos e até mais. ;*

Um comentário:

  1. Eu já joguei e,meus planos para as ferias(além de ler livros) é jogar RPG.
    A sua explicação ficou boa,bem resumida e compreensiva.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...