30 julho 2013

Qual profissão??



Oi seguidores e visitantes...

Estava pensando hoje sobre que assunto iria falar aqui e resolvi falar sobre profissão ou algo do gênero. Não exatamente profissão. A pergunta seria você já escolheu que profissão vai seguir??

Eu ouvi pessoas dizerem pra mim que não existe mais essa coisa de escolher a profissão por ser um sonho ou por gostar daquilo, digo gostar de fazer aquilo, as pessoas estão escolhendo pelo retorno que aquilo vai lhes proporcionar. Mas será mesmo que todas as pessoas estão fazendo esse tipo de escolha apenas por dinheiro e não se importando se vão passar o resto de suas vidas fazendo algo que não gosta realmente??


Eu ainda não fiz minha escolha do que quero seguir, qual profissão, afinal isso é algo para o resto da minha vida... Eu já tinha me decidido, mas quando eu passei a viver no local de trabalho daquilo que eu estava pensando em me formar e exercer aquela profissão eu vi que não era pra mim. Agora como todos sabem comecei fazer um curso técnico de edificações, eu já tive o interesse de fazer uma faculdade de engenharia civil ou até mesmo arquitetura, então nada melhor como fazer um técnico para saber o básico. Afinal, conhecimento nunca é demais e aquilo é algo que eu coloquei na minha lista do que fazer no futuro, e surgiu à oportunidade pra mim quase de “mão beijada”. Talvez de certo, talvez não, mas pelo menos eu vou provar um pouquinho daquilo que eu quis pra mim.

Mas sim, eu ainda tenho minhas duvidas, o que é completamente normal, afinal eu ainda não conclui meu curso, afinal eu ainda não fiz um estágio, não convivi naquele ambiente de trabalho. Mas eu tenho outros planos, caso esse não de certo, caso eu vê que minha vida não vai ser rumo a fazer projetos arquitetônicos, e todos os outros projetos necessários.
Uma coisa é certa, não escolhi as profissões que estavam na minha lista desde quando era criança por causa de dinheiro algum, afinal quando se é criança você tem uma imaginação que quer fazer qualquer coisa e não pensa nessas bobagens que os adultos tende pensar, certo??

Eu pensei em ser fotografa um dia, me disseram “mas isso não dá dinheiro aqui na nossa cidade” eu disse “e dai?? Eu gosto e quero fazer isso.” infelizmente não tenho o dom para fazer fotos incríveis assim como vemos desses fotógrafos maravilhosos, mas claro que eu posso usar isso apenas como um hobby pra mim, tanto que eu desisti de tal ideia também porque aqui na minha cidade não tem nenhum curso adequado para fotografia e eu não estou em condições para mudar para outra cidade.

 E assim vai indo os meus dias, até quem sabe eu concluir o curso e ter decidido minha profissão realmente. Vocês já decidiram?? Já parou para pensar se é isso que realmente quer para o futuro?? Se já decidiu, digo parabéns são poucos que conseguem decidir assim... E alguém concorda que o mundo está tão capitalista que chega estar jogando o sonho e a satisfação de trabalhar em algo que lhe agrade por causa de dinheiro??

Eu ouvi uma frase do meu professor de projeto arquitetônico, que ele dizia que ele não trabalha nunca, sempre que ele chega ao escritório dele não é um trabalho, mas sim um momento de diversão, porque ele gosta do que ele faz. Acho que todos deveriam ser assim, escolher algo que goste, porque se não gostar aquilo vai acabar com sua vida aos poucos.








8 comentários:

  1. Ana, eu sonho em ser cantora desde os meus 9 anos. E até teria vocação pra coisa, mas tive que escolher entre esse sonho e um ainda maior, que era ser mãe. Não veria como ser uma boa mãe e ser uma cantora de "verdade", por isso, hoje eu canto para os meus filhos... que bela combinação, né? E também na minha Igreja e nos encontros com meus amigos. Sou formada em jornalismo e consegui realizar outro sonho, que é escrever e ser lida. E embora não exerça a profissão convencionalmente porque estou me dedicando à minha profissão principal, que é justamente a maternidade, estou satisfeita com o rumo que a minha vida está tomando... espero um dia que meus blogs rendam um pouco de dinheiro e eu possa ser mais independente, mas tirando esse detalhe, acho que encontrei meu rumo profissional, porque sou plenamente satisfeita como mãe de tempo integral, escritora de um site e dos meus blogs e cantora nas horas vagas... :n

    Adorei esse tema levantado...
    Beijos

    http://versaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas em ganhar dinheiro do que realizar seus sonhos. Para mim, é mais importante eu ser feliz fazendo algo que gosto do que ganhar bem sendo infeliz em tempo integral. E não interessa se os outros vão dizer se a carreira que eu escolher faz enriquecer ou não, alias, a vida quem vai viver sou eu, e não os outros. Tenho grande dúvida em relação a isso, quero ter certeza de que vou passar minha vida fazendo uma coisa que me faz bem. Já pensei em tanta coisa: cinema, fotografia também, jornalismo... rsrs Acho que vou optar por jornalismo, isso só o tempo dirá...

    Bjs!

    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. duvida cruel não é ?
    bem mais você vai se dar bem.
    Vi que você curti anime, da uma passadinha lá no
    blog, tem post sobre isso :)
    http://rascunhodeunicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde :)
    Bacana o post.
    Eu queria ser jogador de futebol mas hoje em dia penso em ser administrador de uma empresa ou ser escritor,quem sabe >.<

    Beijos

    Rimas do Preto

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana a escolha da profissão é super importante, eu me formei em Adm Comércio Exterior e não curti muito, minha área mesmo é comunicação e quero muito fazer essa faculdade ainda, pois estudar não tem idade! Como sua amiga disse acima todo mundo hoje em dia se preocupa em ganhar dinheiro e faz a escolha errada, mas ha sempre tempo de voltar atrás e fazer a coisa certa!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ei, eu já escolhi rs!!
    Trabalho na área de RH e amo trabalhar com pessoas! Quero cada vez mais me especializar.

    Adorei o post. Bjos!

    http://horadeimaginar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu já escolhi minha profissão desde criança que é ser escritora. Mas como faculdade quero fazer jornalismo e ser jornalista tb, e sei que é difícil alguma delas dar dinheiro (se tornar um escritor de best-seller não é fácil e tal) mas nem ligo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...