23 junho 2014

Como estudar sozinho em casa





Oi pessoal, tudo bem com vocês? Como eu disse algum tempo atrás esse ano eu iria separar um espaço aqui no blog para dar dicas de estudos, deixa-los atualizados com datas em relação aos vestibulares, etc...

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre como fazer para estudar sozinho em casa, algumas dicas minha (lógico) de como organizar seu tempo, por onde começar na hora de estudar determinada coisa e por ai seguimos o assunto. (risos)

Lembrando que essas são minhas dicas e que talvez você possa achar algumas coisas sem lógica, mas eu fazia isso e consegui organizar meu tempo perfeitamente e consegui tirar ótimas notas enquanto estudava.

Organização
A primeira coisa e a mais importante da lista “Organização”, sem dúvidas e com certeza todo mundo sabe que para qualquer coisa seja no serviço, em casa, nos estudos para tudo você tem que ter organização. Então tente organizar seu tempo, você trabalha ou estuda em certo período? E ainda quer ter uma “vida”, digamos assim... Onde você possa sair com a família e amigos, etc? Você pode fazer tudo isso, basta organizar seu tempo. Quer um exemplo de como organizar seu tempo? Vou passar abaixo uma tabela de como eu organizo meu tempo de estudo conforme minha vida está no momento.
Eu trabalho o dia inteiro, faço curso à noite e ainda estou estudando para o vestibular no final do ano, consigo sair nos finais de semana tranquilamente e ainda tenho tempo (às vezes) para o blog.


Exemplo de Tabela por semana:






Quero deixar claro que... Gosto de organizar meu tempo assim, em horários, cada horário eu tenho que fazer determinada coisa e tenho que cumprir aquilo que deve ser feito. Eu sigo o horário desse jeito como está ai? Meu Deus eu sou um ser humano e assim como qualquer ser humano tenho lá meus dias ruins, mas sempre tento me fiscalizar para cumpri-lo, pode ser que eu não faça certa coisa naquele horário, tipo trocar a hora de estudar pela hora de lazer, mas eu sei que naquele dia que vou ter que estudar, ou seja, nada de deixar para o outro dia.

Você lê apenas uma vez na semana? Não, sempre que eu tenho um tempinho eu estou lendo algum livro, e geralmente eu leio depois da meia-noite.

Faça sua tabela em uma agenda, vai ficar muito mais fácil para saber o que fazer no seu dia. Separei os assuntos que você vai ter que estudar naquele determinado dia antecipadamente, ou seja, antes de começar a pegar firme nos estudos de cada matéria, deixe todo o material que você vai precisar separadamente.

Exemplo: Vou estudar História

Eu separei em períodos Pré-História (várias coisas na pré-história) – Idade Antiga – Idade Média... E continua... Vou ler sobre esses assuntos, também separei uma lista de filmes que quero assistir relacionados ao assunto. (Quer ver alguns? Separei aqui) E é mais ou menos isso que eu faço para cada matéria, quer assistir documentário? Ótimo. Tem algum jogo que ajude na hora de estudar? Ótimo também.

O importante é saber se organizar para não ficar toda atrapalhada na hora de estudar. Mas lembre-se é importante você ter seu tempo livre, ter seu tempo de lazer, ninguém consegue nada ficando só em cima dos livros/estudos.

Saiba utilizar a internet sabiamente
Todo mundo sabe que a internet está ai cheia de informações para nós, com várias coisas interessantes, algumas úteis, outra inúteis e outras ainda só para que possamos nos distrair. Somos viciados em Redes Sociais e na maioria das vezes perdemos nosso tempo, muito tempo na verdade só na frente do pc olhando as redes sociais, o que você faz? Olha as atualizações das pessoas e atualização sua rede, óbvio. Eu não curto essa ideia de ficar online na hora de estudar, sabe? Acho que tira minha atenção quando o Facebook está lá aberto e eu estudando em uma janelinha do lado e vejo que tem uma nova atualização no Facebook dai já era minha concentração. Minha opinião? Fecha todas as redes sociais, deixa o celular um pouquinho de lado e vai estudar. Afinal, você não vai morrer por culpa de algumas horas, vai? Mas se você curti, nas dicas que eu vou deixar abaixo eu encontrei uma página para você que será bem útil.





Mas então, como estudar pela internet? Separei alguns sites, canais bem bacanas para vocês darem uma olhada para quem gosta de ler têm os sites e para quem aprende melhor ouvindo tenho os canais. ^^

Guia do estudante – Além do site ter várias dicas de como estudar, descrição de cada profissão (para você que ainda está em dúvida), lá tem simulados, tem jogos, e várias maneira divertidas para você estar estudando.

Pense Vestibular – O Site traz assuntos voltados para o Enem, você encontra por lá listas de exercícios, humor, um tópico só sobre matemática, etc...

Dicas Diárias de Português  – Uma página no Facebook para você que quer continuar nas redes sociais e estudar ao mesmo tempo.

QG TV  – É um canal de vídeo aulas voltado para o Enem.

Descomplica  – é um site de vídeo aulas, áudios, testes, monitorias e aulas ao vivo com conteúdo de Ensino Médio, pré-vestibular e ENEM para ajudar nos estudos. (retirado do site)

Brasil Escola  – É parecido com o Guia do Estudante, porque além de dicas tem exercícios, canais, etc... que você pode estar conferindo.

Nerdologia  – Canal que trata sobre vários assuntos, alguns que talvez pode parecer inútil para você, mas se você prestar atenção no que é passado vai ver que não tem nada de inútil, além do mesmo, eles mando bem no vídeo.


Leia muito



Você já deve estar cansado de ouvir isso ou no caso, de ler isso. Mas ler é completamente importante, pois vai te ajudar a ser mais critico com determinados assuntos, a desenvolver uma escrita melhor, onde você acaba errando menos na hora de escrever, tipo palavras completamente simples. Além de ser muito bom, eu sou meio que suspeita para falar desse assunto, porque depois que conheci o prazer na leitura, muita coisa mudou. Então leia. Leia por prazer, faça isso como uma forma de lazer e não por obrigação.

Fique informado

Sim, manter-se informado é sempre importante. É claro que é importante você estudar, ler, e fazer tudo certinho, mas não se esqueça de se manter informado, leia o jornal, assista jornal na TV. Não gosta de TV? Então que tal aproveitar seu tempinho livre na internet e visitar alguns sites de notícias? Alguns sites bons para se estar visitando.

G1  – Site fala de tudo um pouco e está sempre atualizado com as notícias do mundo. Além de falar sobre Games, Tecnologias, Meio Ambiente, etc...

Superinteressante – Trata de diversos assuntos, como curiosidades, coisas do mundo, etc...

Mega Curioso  – Curiosidades do mundo e coisas divertidas como você não veja em muitos sites, eu adoro e fico sempre sabendo de coisas que não fazia ideia.

Mundo Estranho – Novidades, curiosidades sobre diversos assuntos de maneiras divertidas.


Procure formas diferentes e divertidas para estudar

Cansado de ficar só nos livros e nos cadernos? Quer estudar, mas de uma maneira diferente que não seja assistindo filmes e que se torne mais divertido? A dica é... Se você gosta de HQ aproveite e leia muitas HQs. Parece ser difícil de acreditar mais tem muitas HQ que ensinam muitas coisas relacionadas a história e tal.

Mas você não quer ler? Então tenho uma dica para você que é viciado em games... Sim, tem muitos jogos que podem ensinar você, além de você aprender inglês com muitos games, você pode estar aprendendo história, química, etc... Um exemplo que eu tenho certeza que você vai amar... Call of Duty 5 – World at War. Pois é, você pode estar aprendendo muito sobre a Segunda Guerra Mundial com esse game.



Eu espero que vocês tenham gostado das minhas dicas, mas não se esqueça de tirar um tempo para você, porque não acho que só ficar em cima dos estudos vá resolver qualquer coisa. Então... Tire seu tempo para curtir com a família, amigos, etc...

E você, tem alguma dica de estudo para compartilhar conosco? Deixe sua opinião nos comentários. ^^


Veja também:
Vamos Falar de Filme - História Part. 1
Vamos Falar de Filme - História Part. 2



33 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado... Sim, faça isso mesmo.. ><

      Excluir
  2. Todas suas dicas super importantes, na época que eu estudava nunca fui organizada, pra ser sincera não sou até hoje, mas acho muito importante uma organização.

    Parabéns pela iniciativa, isso com certeza vai ajudar muitas pessoas, ótimas dicas.

    Bjos
    My

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom tentar manter-se organizada né?? Mas tenho que dizer, dá uma preguiça as vezes que olha não é fácil... u.u
      Muito obrigada. <3

      Beijos.

      Excluir
  3. Ana, depois do seu post, vou até organizar minha vida melhor! O problema é que com a vida de "canto" que tenho, sempre sou pego de surpresa, mas vou até agendar compromisso! Achei incrível tudo o que você faz! Quer casar comigo? RsRs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa - Confins Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu entendo... É normal sempre aparecer algum compromisso que não estava na nossa lista de organização e tal, é só caso acontecer de cair no horário que você deveria estudar, por exemplo, vá nesse compromisso, mas lembre-se de tirar do seu horário livre o horário que você deixou de estudar, eu sempre faço isso... Fico muito feliz que tenha gostado... hahaha ><

      Excluir
  4. Ai menina nem me fale em estudar hehehe... mas eu sempre digo: Hj em dia é muuuito mais fácil estudar do q na minha época... época de Barsa hehehe.

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah isso você tem razão, hoje em dia está super fácil para estudar, como dizem... Só não estuda quem realmente não quer. hahahah

      Beijos.

      Excluir
  5. Gostei bastante das dicas e são bem validas
    As vezes a gente tem que e3studar em casa mais simplesmente não consegue
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado...
      É verdade, em casa é sempre mais complicado. ><

      Beijos.

      Excluir
  6. Parabéns pelo post, super completo as dicas são boas

    http://coisitasfeminass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, super completo. Vou utilizá-las quando voltar das férias, sou bem desorganizada com a escola. Já até deixei salvo seu blog nos meus favoritos, estou amando! =D

    http://vaidosaassumiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado... Vai ajudar bastante (acredito), depois me conta o que achou. ><
      awn que linda.. Que bom. ♥

      Excluir
  8. Adorei sua organização!
    Lindo o blog :)
    te convido a conferir o meu http://makeupageek.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo estudar sozinha, qualquer barulho me distrai.
    #PLF
    http://quasechic.blogspost.com/

    ResponderExcluir
  10. nossa, vc e super atarefada e organizada, nao tenho tanta organização assim, ganhou uma admiradora..bjs
    www.blogpinkmakeup.com

    ResponderExcluir
  11. Olha você é super organizada, coisa que eu não sou muito rs. Vou me inspirar muito em você haha <3

    www.dinhaponteciano.com

    #PLF

    xoxo

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Que organizadinha você!!

    Gostei. Acho que isso dá pra levar pra uma vida toda!

    Adorei essa sua tabela!

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi...
      Obrigada. ♥
      Ah, eu acho que dá mesmo, não precisa ser necessária nos estudos, mas em tudo que a gente faz, é sempre bom manter-se organizada, apesar que às vezes é chato seguir tudo certinho. hahaha
      Beijinhos.

      Excluir
  13. Olá,
    Amei suas dicas e concordo perfeitamente com você: Temos que ter um tempo para nós senão piramos.
    Eu trabalho, faço faculdade e aos sábados curso de inglês. Mas, não tenho costume de estudar todos os dias. Os dias de aula bastam para meu conhecimento e eu estudo umas duas semanas antes da prova quando paro de ler e de fazer coisas que gosto. Eu sou uma pessoa que me cobro muito, então eu tento saber sempre o máximo possível.
    Parabéns pelas dicas, faça mais vezes.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não é fácil ficar só em cima dos livros né?? hahaha
      Eu sou do tipo que me cobro muito também, muitas vezes até demais... ><
      Obrigada. ♥

      Beijos.

      Excluir
  14. Oi, Ana, tudo bem?
    Parabéns pelo post. Tenho certeza que ele será muito útil aos que estão estudando e tem dificuldade de organizar o tempo.
    Ah, ler é realmente muitíssimo importante, se todos compreendessem todos os benefícios da leitura, não é? É o que eu vivo falando com os meus alunos...

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, tudo certo e com você?
      Muito obrigada. ♥
      Realmente seria maravilhoso se todos compreendessem os benefícios da leitura.

      Beijos.

      Excluir
  15. Amei as dicas! Só não posso criar uma tabela com horários, pois eu nunca sigo! Sempre aparece algo para eu fazer nas horas mais inesperadas.
    www.blogdavik1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado... <3
      Ah, super normal isso... Você pode tentar trocar o horário das coisas dai, o importante é fazer aquilo tudo que você precisa. :D

      Excluir
  16. Super bacana você ter abordado esse assunto. Tem existem muitas pessoas que se sentem perdidas na hora de estudar.
    Beijos!!

    http://rascunhos-legionarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. <3
      Pois é, eu imaginei isso, porque realmente é bem difícil organizar o tempo na hora de estudar. ><
      Beijos.

      Excluir
  17. Adoro me organizar assim, me sinto bem mais leve e não esqueço de nada hahahha
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...