09 janeiro 2017

Começando 2017 economizando

Olá galera, tudo bem com vocês? Sumi no fim do ano e nesse início de janeiro né? Mas... Voltei e quero desejar um feliz ano novo para todos vocês. ;D E falando em ano novo, que tal começar 2017 economizando? Para mim 2017 está sendo e vai ser o ano dos desafios, está na hora de me desafiar a fazer coisas que sempre tive vontade, mas que a preguiça não deixava, atrapalhava e tal. Decidi começar 2017 economizando para ver quantos eu consigo “juntar” em um ano e quem sabe eu continue até o fim da minha lista de 101 coisas né? Vai saber. Mas como começar?

Fiquei pensando sobre como começar a economizar, porque para mim sempre foi uma coisa difícil de tirar o dinheiro e guardar sem gastar, mas também nunca fui de gastar em coisas bobas por isso é tão complicado e assim vai ser um grande desafio. Algumas ideias de como começar a economizar:
Desafio 52 Semanas
Já vi muita gente falando do desafio das 52 semanas e achei legal a ideia, então é nessa ideia que eu vou... Vou economizando toda semana conforme cabe no meu orçamento. Como funciona? Uma base de cálculo é que podemos por R$1,00 na primeira semana, na segunda semana você vai economizar R$2,00 e assim por diante, ou seja, você vai colocando a quantidade de dinheiro igual à quantidade da semana, Semana 1 = R$1,00. Acho uma ideia legal e acredito que não fica tão “pesado”, ou ainda, você pode decidir como acha melhor iniciar, caso queira iniciar com R$10,00 fica ao seu critério, digamos assim. ;D


Planejamento
Sim, crie uma tabela no Excel, no caderno, na agenda, no planner, eu não sei, apenas crie algo que você possa estar controlando a entrada e saída do seu dinheiro. Não é besteira, é algo importante para você que quer economizar.

Alguma vez você já chegou no fim do mês e percebeu que gastou mais do que deveria, mas não faz ideia com o que? Pois a tabela vai servir justamente para te ajudar com isso, lá você coloca tudo que entrou e saiu de dinheiro no seu mês. Além do mais, com a tabela você vai conseguir se planejar para gastos futuros, você vai saber se vai ter dinheiro ou não para fazer a compra daquele carro que tanto deseja.

Eu tenho dois tipos de tabelas de planejamento para estar liberando aqui no blog para vocês. Quero fazer algumas modificações ainda, mas quero também fazer um post explicando totalmente como você pode estar utilizando os tais planejamentos. Assim que eu liberar por aqui (semana que vem) você já pode estar dando início a esse passo para mudar sua vida. E muda mesmo!
Dá férias para o Cartão
Se você tem cartão de crédito sabe como o cartão tem taxas/tarifas e que algo que você pagaria R$100,00, vai sair por R$100,00 + tarifas/taxas e é ai que o negócio pega. O cartão ele passa a sensação para a maioria das pessoas de que é mais dinheiro para gastar, mas não é bem assim, então tente pensar no cartão como uma conta e não como mais dinheiro para você. É tipo o limite que “você” tem no banco, não é mais dinheiro para gastar, não é dinheiro sobrando, você vai ter que pagar aquilo depois e com taxas.

É só um lanchinho...
Eu te entendo que às vezes é tentador você querer comprar um lanche, porque é mais prático e que você não tem tempo para preparar seu próprio lanche, seja para ir para o trabalho ou para a aula. Mas tente fugir disso, “Ah! Mas é só R$5,00”, eu também acho que R$5,00 é pouco, mas você já parou para pensar se você gastar todos os dias (tirando sábado e domingo) esses R$5,00? Pois é... De segunda-feira a sexta-feira temos 5 dias sendo assim...

·         R$5,00 x 5 dias = R$25,00
·         R$25,00 x 4 semanas = R$100,00
·         R$100,00 x 12 meses = R$1.200,00
(Valores aproximados)

Pois é... Foram R$1.200,00 só em lanchinho. Não estou dizendo “PARE DE COMER LANCHES!!!”, estou apenas dizendo para você analisar e não cair na rotina de fazer isso todos os dias ou quase todos os dias. Para você que está economizando ou tentando, é sempre importante você vigiar seus passos e ver se não está fazendo nada que faça você perder dinheiro.

Foco!
Quer começar a economizar? Tenha foco! Nada de ficar gastando dinheiro com algo que talvez você só quer na hora, mas sabe que depois vai estar nem aí para a coisa. É importante tentar deixar o planejamento sempre atualizado, é importante se dedicar para que venha dar tudo certo na hora que chegar no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...